Saúde de Itabuna recebe profissionais do Provab e Mais Médicos
Três médicos do Programa Mais Médicos, dois médicos e seis enfermeiros do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) foram recebidos na manhã desta segunda-feira pelo secretário da Saúde de Itabuna, Plínio Adry. Os profissionais vão reforçar o atendimento nas unidades de saúde do município, entre elas: Elson Duarte, no bairro Urbis IV; Simão Fitterman, no São Pedro; Baldoíno Azevedo e Ricardo Rosas, no Fátima.
Durante a recepção Plínio Adry disse que a chegada destes profissionais de saúde reforça o programa de recuperação da Atenção Básica executado pela administração municipal. “Hoje demos as boas vindas para 11 profissionais, mas ainda precisamos de mais. Pleiteamos 35 novos profissionais, já temos outros médicos aprovados no Provab para Itabuna e até a próxima semana mais dois profissionais do Mais Médicos devem chegar”, afirmou.
Os profissionais serão acompanhados pelos supervisores do processo de trabalho médico e pelo grupo de trabalho da Unidade de Saúde. A coordenadora de Referência Descentralizada do Ministério da Saúde para a macrorregião Sul da Bahia, Terezinha Marques da Silva, explicou que, além da melhoria da Atenção Básica, o foco dos programas é também a qualificação dos profissionais.
“Eles vão passar por acompanhamento administrativo, processo de trabalho e ensino-aprendizagem. Além disso, vamos acompanhar o cumprimento do Termo de Compromisso entre o Município e esses profissionais”, disse.
O médico Marivan Viana dos Santos se formou em Cuba, em 2012, e chegou à Itabuna cheio de expectativas para aplicar a medicina preventiva que aprendeu na faculdade. “Eu não conhecia Itabuna, mas tenho uma expectativa muito grande em trabalhar. Quero chegar logo à comunidade para identificar os problemas e iniciar a busca por soluções, juntamente com a equipe das unidades”, adiantou o médico.
O trabalho nas unidades básicas de Saúde começa hoje com a dispensação de 32 horas para atendimento e 8 horas para estudos e especialização em Saúde da Família. Os programas são parcerias com o Ministério da Saúde que repassa aos médicos uma bolsa de R$ 10 mil enquanto os enfermeiros recebem R$ 2.900,00. Para os profissionais do Mais Médicos a Secretaria da Saúde custeia moradia, transporte e alimentação.